Torta de maçã

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Torta de maçã

Mensagem  Admin em Qui Dez 01, 2011 11:27 pm



Ingredientes:

Para a massa
3 xícaras de farinha de trigo
180g de manteiga gelada
1/2 xícara de açucar
duas gemas
4 col. (sopa) de água

Para a crème patissière
2 xícaras de leite de soja
3 gemas
100g de açúcar
3 col. (sobremesa) de maizena

Para a compota de maçãs
10 maças
suco de limão qb

Como fazer:

Prepare a massa: misture a farinha e o açúcar. Incorpore a manteiga gelada cortada em pedaços na farinha, até formar uma farofa úmida. Acrescente as gemas, misture bem e por último adicione a água. Quando a massa estiver "dando liga", faça uma bola de massa e coloque na geladeira por aproximadamente uma hora, ou até ela ficar bem dura.
Enquanto a massa resfria, faça a compota de maçãs e a crème patissière. Para a compota de maçãs, descasque as maçãs e corte-as em pedaços médios. Vá acrescentando suco de limão às maçãs cortadas, para que elas não escureçam. Coloque os pedaços de maçã numa panela de fundo grosso e leve ao fogo bem baixo. Deixe que elas cozinhem lentamente por aproximadamente 25 minutos, mexendo de vez em quando. Elas devem se trnasformar numa compota heterogênea. Reserve.
Para a crème patissière, misture o leite com a metade do açúcar e leve ao fogo. Enquanto o leite esquenta, bata as gemas com o restante do açúcar com um batedor de arame até obter um creme esbranquiçado. Quando o leite ferver, desligue o fogo. Depois que amornar um pouco, misture a maizena no leite com um batedor de arame. Por fim, derrame o leite nas gemas batidas, mexendo bem e leve ao fogo novamente apenas para engrossar um pouco o creme. Reserve.
Retire a massa da geladeira e separe-a em duas partes, uma um pouco maior que a outra. Coloque o pedaço menor na geladeira novamente. Espalhe o pedaço maior de massa numa travessa redonda, forrando bem o fundo e as laterais. Faça alguns furos no fundo da massa com um garfo. Disponha a crème patissière no fundo da massa e por cima a compota de maças. Você pode salpicar a compota de canela em pó, se quiser.
Retire o pedaço restante de massa da geladeira e com um rolo espalhe a massa em cima de uma superfície lisa até obter um círculo com diâmetro ligeiramente maior que a forma usada para fazer a torta. Se a massa ficar muito quebradiça, coloque farinha à medida que for formando o círculo com o rolo. Com cuidado, disponha a "tampa" de massa por cima da compota e aperte as bordas da "tampa" nas laterais da forma já cobertas de massa.
Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos, ou até dourar.

Admin
Admin

Mensagens : 7693
Data de inscrição : 17/08/2010

Ver perfil do usuário http://artedeconfeitar.forumaqui.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum