Torta Brûlée de Maracujá

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Torta Brûlée de Maracujá

Mensagem  Admin em Sex Jun 21, 2013 6:27 pm



Para a massa de amêndoas:
120g de manteiga;
70g de açúcar de confeiteiro;
25g de farinha de amêndoas;
1 pitada de sal;
1 ovo inteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
200g de farinha de trigo.


1 clara de ovo para pincelar.


Para o creme de maracujá:
125ml de suco de maracujá azedo;
50ml de suco de limão;
Raspas de 1 limão;
6 gemas de ovo;
3 claras de ovo;
250g de açúcar [usei 200g];
150ml de creme de leite fresco.


3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para o acabamento.


Preparo da massa:
Corte a manteiga em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela. Vá amassando com um garfo enquanto adiciona os outros ingredientes: o açúcar de confeiteiro peneirado, a farinha de amêndoas, o sal, a baunilha, o ovo e por fim a farinha de trigo. Amasse rapidamente com as mãos apenas para que a massa se aglomere. Forme uma bola, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelos menos 2 horas antes de abrir.
Em uma superfície enfarinhada abra a massa em uma espessura de aproximadamente 0,5cm [fiz um pocadinho mais grossa porque essa massa é muito saborosa, e seu doce constrasta bem com o azedinho do creme de maracujá] e cubra fundo e laterais de uma fôrma baixa [de fundo falso]  para tortas de 22cm de diâmetro com ela. Apare as bordas. Cubra a massa com papel alumínio e distribua feijões por cima, para fazer peso. 
Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire os feijões com o papel alumínio, pincele a clara de ovo sobre o fundo da torta e asse por mais uns 3 minutos.
Reitre do forno e reserve.
Abaixe o forno para o mínimo.


Prepare o creme de maracujá:
Em uma tigela grande peneire as 6 gemas, sem apertar. Junte as 3 claras, o açúcar e misture com um garfo, com calma para não formar espuma. junte o suco de maracujá, o suco de limão e o creme de leite, misture bem e recheie a torta.
Leve ao forno a 120 graus [eu coloco na temperatura mínima, que é 160 graus, e deixo a porta do forno entreaberta, com o cabo de uma colher de pau] por 50 minutos, até o recheio firmar, mas o centro continuar  um pouco instável [dê uma balançadinha leve na fôrma, o meio do recheio deve tremer, ainda].
Deixe esfriar completamente.


Na hora de servir, polvilhe o açúcar de confeiteiro com uma peneira por cima da torta e doure com o maçarico, até que o açúcar derreta e comece a formar bolhinhas cor âmbar, ou use o dourador do seu forno para isso. Se você não tiver um maçarico ou dourador, apenas polvilhe o açúcar e sirva.
Essa torta deve ser consumida em temperatura ambiente, mas experimentei geladinha e também fica boa!

Admin
Admin

Mensagens : 7630
Data de inscrição : 17/08/2010

Ver perfil do usuário http://artedeconfeitar.forumaqui.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum